Tudo que você precisa saber sobre viagens de Cruzeiro

Conheça os pontos mais importantes na hora de marcar sua viagem pelos mares.

Costa Cruzeiros Viagem

Cruzeiro Costa Fascinosa, da Costa Cruzeiros

Por se tratar de uma experiência diferente, uma viagem de cruzeiro desperta interesse dos mais variados públicos. As modernas e grandiosas embarcações costumam mesmo fascinar qualquer um, mas muitas vezes deixam de ser a escolha final por estarem rodeadas de dúvidas.

Compreendemos que é difícil investir em uma temporada a bordo desses navios sem que sejam sanadas questões como: é preciso ser rico para arcar com custos de uma viagem como essa? As cabines são, como dizem, “claustrofóbicas” mesmo? Todas aquelas opções de diversão e entretenimento estão inclusas?

Sabendo que as respostas são pouco difundidas, a Litoral Verde criou resolveu desvendar todas as questões a cerca de uma viagem de cruzeiro para você. Fique com a gente até o final para descobrir cada detalhe!

 

COMO FUNCIONA UMA VIAGEM DE CRUZEIRO

Ficar hospedado em um hotel luxuoso. Essa é a sensação de viajar de cruzeiro, porém, somada a belíssimas paisagens marítimas, usufruir de muita diversão e entretenimento e ainda realizar paradas em lugares incríveis.

A diferença entre as viagens tradicionais e estar em um cruzeiro, é que na segunda você não precisa esperar a chegada ao destino para começar a aproveitar. A própria jornada é uma experiência única.

É importante destacar que os navios possuem características, serviços e estilos muito variados. De modo geral, o embarque no Brasil costuma ser realizado em portos como o de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), com destinos nacionais e internacionais.

As maiores embarcações podem levar até 6 mil pessoas a bordo. E segundo o Ministério do Turismo, dos sete navios que percorreram a costa brasileira na temporada de 2018/2019, todos tiveram 100% de ocupação. Dados que mostram que o custo benefício da viagem de cruzeiro, mediante a um bom planejamento, pode ter um resultado extraordinário.

 

ESTRUTURA DE NAVIOS

Com tamanhos que variam desde o que comporta 6 mil pessoas até os menores com cerca de 500 passageiros, os navios possuem alta capacidade de oferecer uma diversidade de entretenimento e diversão. Os mesmos costumam dispor de piscinas, vários restaurantes, danceterias e até shoppings, em espaços amplos para a comodidade dos viajantes.

As cabines também variam de tamanho. As externas com janelas para o mar costumam ser maiores e consequentemente mais caras, porém, as internas e menores também possuem um espaço bastante confortável. Nas embarcações disponíveis na Litoral Verde há também cabines dentro de um luxuoso spa, para oferecer uma experiência de relaxamento completa. Todas possuem banheiros privativos e as chaves ficam em posse dos passageiros, para garantir segurança e privacidade.

Costa Cruzeiros Cruzeiro Cabine cama quarto

ENTRETENIMENTO

As opções de atividades são tão amplas que os cruzeiros costumam disponibilizar previamente uma lista com cada uma delas, os dias e horários que estarão disponíveis. São shows, atividades da piscina, sessões de cinema entre diversas outras maneiras de se divertir.

Para a utilização mais constante existem academias, boutiques, salas de jogos e outra infinidade de outros ambientes que proporcionam diversão e lazer. Opções voltadas somente para crianças, adultos ou para a família toda.

Costa Cruzeiros piscina cruzeiro mar viagem all inclusive festa

 

GASTRONOMIA

Um dos atrativos que merece destaque em uma viagem de cruzeiro é a diversidade de alimentação, afinal são vários dias a bordo e é preciso ter opções.

Existem também outras opções especializadas para atender melhor os gostos de cada um. São as hamburguerias gourmet, sorveterias, chocolaterias, restaurantes temáticos, e tantas opções que são capazes de satisfazer o mais exigente paladar.

Em alguns casos, a gastronomia se torna um verdadeiro show de entretenimento. Como no Bravo Chef Show, em que os hóspedes podem ver uma verdadeira batalha culinária como em programas de TV e até mesmo concorrer. Este show faz parte da lista de atrações dos navios da Costa Cruzeiros, encontrados nos pacotes da Litoral Verde.

 

ITINERÁRIOS

Os itinerários podem ser tanto nacionais quanto internacionais. Pelas águas brasileiras, os navios costumam seguir trajeto pelo nordeste e sudeste. Já os internacionais, contam com destinos como o Caribe e o Mediterrâneo.

Uma das principais vantagens de uma viagem de cruzeiro é a oportunidade de conhecer diversos lugares durante o percurso, mas são paradas com tempo contado e é preciso estar atento. Os navios com viagem de longa duração costumam oferecer pacotes de city tour, enquanto os mais curtos (que têm preços mais acessíveis) tendem a ter paradas com tempo mais reduzido e com menos pontos de atracação.

 Outro ponto importante é o fato de que, caso seja necessário, um cruzeiro pode sofrer alterações de itinerário sem aviso prévio segundo a regulamentação. Mas fique tranquilo, isso só acontece em situações raras como impedimento climático e condições do mar.

PREÇOS

Quando se entra neste tópico logo vem a sensação de que viajar de cruzeiro não deve ser uma opção acessível e que somente os mais ricos podem aproveitar. Porém, colocando na ponta do lápis é possível entender que não é bem assim.

Pra começar, existem opções que agradam variados bolsos, já que até os pacotes mais básicos costumam incluir:

Higienização das cabines diariamente;

As principais refeições com variedade e qualidade; 

Opções de entretenimento;

Acesso a piscina, academias e áreas para esportes.

Se calcular esses gastos em uma viagem tradicional, mais os transportes de avião e translado de uma parada a outra, totalizará um valor semelhante ou até mais custoso. Com um cruzeiro você pode visitar lugares diferentes e ainda aproveitar as atrações com um valor que sem dúvidas compensará no final.

Vale lembrar que os preços variam com fatores como época do ano, tipo de cabine e duração da viagem. Consumos extras (assim como em hotéis) ficam atrelados ao número de identificação da cabine para o pagamento da viagem, facilitando para o viajante.


PLANEJAMENTO DE VIAGEM

Para que tudo saia da melhor maneira possível é preciso planejamento. Viajar de cruzeiro requer uma série de cuidados, pois apesar de simples, existem alguns pontos a serem levados em conta. Além de itens que podem ser importantes na hora de se organizar para a viagem. Confira: 

Destinos - Para começar a se planejar pesquise as melhores opções em termos de preço, clima e época do ano para sua viagem.

Vestuário - O clima também irá determinar que tipo de roupas serão levadas. Atente-se também o tempo que passará em alto mar.

Medicações - Não se esqueça dos remédios de uso contínuo e faça o cálculo para levar o suficiente para o período. Importante destacar que os navios possuem alas médicas.

Celulares e equipamentos eletrônicos - Em alguns pontos em alto mar os aparelhos podem não ter sinal, mas as embarcações possuem pacotes de internet e é legal levá-los para documentar cada passo da viagem. Lembre-se incluí-los nas bagagens!

Bagagens - Cada empresa permite uma quantidade diferente de bagagem, costumando contar por quilos, que podem ser distribuídos em  uma quantidade específica de malas ou não. Fique atento!

Embarque – Realize o check-in online pelo menos três dias antes da viagem e chegue com antecedência no dia para evitar problemas. Durante o embarque você receberá um cartão de bordo com o número da cabine, que servirá de identificação durante a jornada. Nele também serão registrados os gastos extras. Guarde com cuidado. 

TIPOS DE CRUZEIROS

Os cruzeiros tradicionais costumam agradar todos os públicos com sua variedade de atividades. Para aqueles que desejam uma experiência mais específica existem também as opções temáticas.

Quem nunca ouviu falar do cruzeiro do Rei Roberto Carlos? Ele não é o único cujo principal destaque é a música. Existem navios para os amantes de jazz, rock e vários outros ritmos.

Há também aqueles que recebem além da diversão, palestras e workshops eventos para os amantes das artes plásticas e até para tatuadores! São infinitas as possibilidades e cabe aos passageiros escolherem aquele que mais faça sentido para suas férias.


COMO ESCOLHER O MELHOR CRUZEIRO

 Na hora de escolher o ponto de partida, você pode considerar o tempo que deseja ficar ao mar e o destino desejado. As atrações e pacotes extras oferecidos pelas companhias podem também ser uma maneira de escolher aquele que melhor atenda suas expectativas.

É importante comprar seu pacote com antecedência. Uma dica importante é buscar opções que oferecem isenção de impostos sobre compras realizadas a bordo para garantir uma viagem boa e vantajosa.

 Entretanto a maneira mais simples de escolher seu cruzeiro ideal é com o apoio dos especialistas da Litoral Verde, que oferecem os melhores destinos e opções de navios. Disponibiliza também atendimento especializado e o suporte necessário para que o encanto de um cruzeiro comece desde os primeiros passos.

 

TODOS A BORDO!

Agora que você conhece pontos como o funcionamento de uma viagem de cruzeiro, os tipos, os documentos necessários, entre diversas outras informações, fica mais fácil decidir por uma experiência fascinante como essa.

A Litoral Verde é uma empresa especializada em consultoria de viagens e que dispõe dos principais destinos turísticos. Com foco em entender os desejos e necessidades de cada cliente para disponibilizar as melhores opções, com toda a segurança que precisam.


Costa Cruzeiros all inclusive cruzeiro barco viagem