Resorts e Aluguel de Temporada: qual é a melhor escolha pra você e sua família?

Conheça as diferenças e escolha sabiamente onde se hospedar.

Resorts ou aluguel de casas?

Qual é a melhor opção pra sua família?

Um estudo do Expedia Group em 2018 mostrou que o brasileiro tem a terceira maior colocação no ranking de viagens anuais do mundo, com uma média de 4,9 e só perdendo para países como o México e a China (5,6 e 5,3 respectivamente). Esses dados apenas comprovam o que já sabemos: o nosso povo adora viajar, relaxar e curtir bons momentos. 

Porém, no que diz respeito ao local que o viajante brasileiro vai ficar, uma nova tendência de mercado tem gerado dúvidas e perguntas entre aqueles que buscam a melhor opção para se hospedar em família, com segurança e praticidade. Afinal de contas, vale a pena escolher serviços de aluguel de apartamento, como o Airbnb, ou contar com a confiabilidade de um Resort

Apesar da aparente praticidade que serviços como Airbnb parecem prometer, na hora de escolher onde se hospedar, muitos fatores entram em conta além de datas e valores. Afinal, nenhuma viagem é igual à outra. A viagem de um grupo de amigos que resolvem fazer um mochilão em algum lugar não é a mesma viagem de uma família que programa aproveitar o descanso do feriado em um destino. 

Por mais que um apartamento ou casa alugada ofereça um local para dormir, de maneira geral, todos os custos e processos para alimentação durante a viagem acabam ficando na conta dos viajantes, que deverão se preocupar com sair para comer no destino que estão, ou no caso dos apartamentos que por acaso tenham cozinha, preparar as refeições. De uma maneira ou de outra, tudo isso não só gera custos, como gera trabalho e fatalmente acaba por ocupar o tempo dos viajantes, que precisam se organizar para aproveitar a viagem e se alimentar direito. Dificuldades e pontos que um Resort cuida com facilidade e maestria. Seja em um hotel com pensão completa ou em um All Inclusive, se hospedando em um Resort o viajante tem a certeza de não precisar se preocupar com custos extras nas refeições, além da facilidade de ter tudo ali, prontinho e fresquinho para seu café da manhã, almoço e jantar. No caso de Resorts All Inclusive, essa tranquilidade é ainda maior, podendo se aproveitar de diversos pratos, lanchinhos, bebidas e mais, sem custo adicional nenhum e sem preocupações. 

Falando em preocupações, nada preocupa mais um pai ou uma mãe do que o bem estar de seus filhos, não é? Um grande ponto sobre aluguéis de apartamento é que nem todo local deste tipo tem o cuidado de ser "kid-friendly", ou seja, com espaços onde famílias com crianças podem ficar tranquilos, sabendo que tudo ali é devidamente preparado para receber, e também divertir, as crianças. Por serem apartamentos de alguém, às vezes o local pode ter sido construído, e escolhido por seu locador, sem pensar na possibilidade de crianças pequenas por ali, com escadas perigosas, sem cama ou berço especializado, ou qualquer tipo de entretenimento infantil. Em contra partida, famílias se sentem 100% relaxadas e sem preocupações ao ver tudo que Resorts separam para o bem estar dos pequenos.

De copa especializada para bebês (com direito inclusive a papinhas) até Kids Club com monitores e diversas brincadeiras, Resorts em sua maioria foram idealizados desde o princípio com a ideia de receber crianças junto de seus hóspedes. Sendo assim, papais e mamães conseguem viajar tranquilos, sabendo que vão poder aproveitar os dias sem problemas, com seus pequenos juntos, aproveitando também os dias de descanso, com segurança e conforto. Afinal, a criançada é animada e quer curtir a viagem tanto quanto os pais. E por isso mesmo, cada vez mais os Resorts têm serviços infantis especializados que não só geram muita diversão para as crianças, como também dão um alívio para os pais. Serviços esses que são absolutamente comuns em Resorts, e não presentes em apartamentos de aluguel de temporada, como babás, berços, Kids Club com monitores pra cuidar das crianças e dia inteiro, cinema, brinquedos e programação Kid variada, e muito mais.

familia resort viagem feriado réveillon férias carnaval

E falando em preocupação com as crianças, por mais que tomemos cuidado, toda viagem é passível de acidentes e contratempos, ainda mais com crianças que adoram correr e se divertir a todo o momento. E se seu filho, ou você mesmo viajante, se machuca ou fica doente durante suas férias?  O que fazer? Quando alguém se hospeda em uma casa de aluguel, como um apartamento Airbnb, em um caso de emergência como esse a pessoa é fadada a ter que ir atrás por conta própria dos cuidados médicos da cidade e destino em que se hospedou, algo que pode ser confuso, por vezes complicado, pouco confiável e até custoso. Viajantes que escolhem se hospedar em um Resort contam com toda infraestrutura médica do lugar, com enfermaria, pessoas treinadas e especializadas, remédios e tudo necessário para ajudar em uma situação complicada como essa, que pode acontecer com todos nós. 

É inclusive em uma situação de crise como essa que a confiança do viajante é testada. Por mais que o Airbnb e outros serviços de aluguel de hospedagem tenham subido ao sucesso nos últimos anos, no final das contas quem está por trás do apartamento mesmo é a pessoa que o colocou para aluguel, alguém na maioria das vezes desconhecido de quem procura um lugar pra se hospedar. Isso contrasta absolutamente com o tipo de certeza e tranquilidade que um viajante tem ao se hospedar em um Resort. Ao escolher um Resort, o viajante também está escolhendo um grupo de renome e sucesso, normalmente com anos no mercado do turismo, para receber ele e sua família. E a tranquilidade de saber que está hospedando você e suas pessoas mais queridas com um especialista que vai estar pronto para o que você precisar, não tem preço.

Além disso, certas vantagens que um Resort dispõe são únicas e inerentes a esse tipo de opção de hospedagem. Boa parte dos Resorts contam com serviço de SPA para seus hóspedes, que garante um momento a mais de tranquilidade durante a estadia do hóspede, com tratamentos especializados de marcas de grande nome no meio, além de salão de beleza completo, com manicure, cabeleireiro e outros serviços que exigiram pesquisa do destino para o viajante que se hospeda em um Airbnb conseguir usufruir. Comodidades como serviço rápido de lavanderia são também diferenciais clássicos de Resorts, além da praticidade de ter o seu quarto arrumado e limpinho sem precisar mover um músculo. Para empresários em viagens de negócios, os Business Center dos Resorts tem estrutura completa para suprir o que for necessário desse meio sem problemas, e os Resort com opção Pet Friendly garantem que o viajante possa curtir os dias fora, mas sem esquecer o amigo peludinho da família. 

No final das contas, para uma família que quer ter aquela viagem perfeita, sem se preocupar com nada e sem medo de surpresas, um Resort segue sendo a escolha mais completa para atender a tudo que o viajante deseja.