Guarujá e Cumbuco: praia em dose dupla

Duas opções para sair da rotina e curtir muito sol e mar pertinho das capitais

Sofitel Guarujá Jequitimar

Sofitel Guarujá Jequitimar, Praia de Pernambuco - SP

Conte no relógio: em dia de trânsito bom, é possível fazer os 90 km que ligam São Paulo a Guarujá em menos de duas horas. Não é à toa que esse pedacinho de mar é um dos lugares preferidos dos paulistanos para escapar da rotina nos finais de semana. Talvez por essa razão, o balneário ganhou um jeitinho que lembra a metrópole vizinha, com shoppings imensos e restaurantes concorridíssimos, resultado da fama da cidade como destino de férias (ou um simples bate-volta) desde os anos 70, quando suas praias começaram a se pintar de guarda-sóis.

Hoje, ao menos dez delas disputam a preferência dos turistas em busca da dobradinha sol e mar. Pitangueiras, Enseada e Pernambuco são ponto de encontro da garotada jovem: elas têm agito dia e noite nas areias e nos quiosques que vendem coco, petiscos de frutos do mar e cerveja gelada. Por terem ondas mais fortes e acesso feito somente por trilhas ou barcos, Iporanga, Branca, São Pedro, Preta e Camburi são menos frequentadas – portanto, pedidas boas para quem prefere lugares longe do burburinho.

A praia do Tombo, tomada por surfistas, é parada obrigatória de quem visita Guarujá: além de ser considerada a mais bonita da cidade, ela recebeu, em 2010, a Blue Flag, um certificado dado apenas a enseadas que seguem um padrão criterioso de qualidade da água, segurança, sinalização e educação ambiental – poucas no mundo têm. Já o mar de Tortugas concentra o movimento de caiaques, jet-ski e lanchas. Para quem viaja em família, Guarujá surpreende. A cidade abriga o Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul, com mais de 3 mil animais marinhos de 180 espécies diferentes em exposição para a diversão da garotada. Os mais corajosos podem alimentar peixes e até mergulhar ao lado de tubarões e arraias. No parque temático Heureka Exploratorium, meninos e meninas podem participar de mais de 130 experiências científicas curiosas – e aprender física com elas.

Casa Grande Hotel Resort & Spa

Muitos dos hotéis também oferecem diversas atrações para adultos e crianças. O cinco estrelas Casa Grande Hotel Resort & Spa, na praia da Enseada, está instalado em um imenso casarão em estilo colonial e tem quartos amplos e aconchegantes. Conta, ainda, com cinco restaurantes, quatro bares, piscinas, quadras de tênis, quadra poliesportiva, Kid’s House e um spa médico novinho, o Spasissimo, com programas de emagrecimento e tratamentos de beleza e bem-estar.

Casa Grande Hotel Guarujá

Do outro lado do país, é Cumbuco, a 30 quilômetros de Fortaleza, um dos melhores destinos para fugir do agito da cidade grande. Com apenas 1.600 habitantes, tudo nesse vilarejo é bem calmo e as horas parecem seguir sem pressa. Por ser cercado pelo mar e por imensas dunas, a natureza comanda as atrações por ali. Esticar a canga nas praias de Cumbuco, Barra do Cauipe e Icaraí é a principal atividade, mas há, ainda, passeios de jangada no mar, de caiaque e banana-boat na Lagoa do Banana ou de bugue nas dunas. Este último tem roteiros de uma hora a 2h30 de duração, com direito a paradas para banhos refrescantes e esquibunda. Lembre-se que é você quem escolhe se deseja um tour com ou sem emoção – o que pode significar alta velocidade e manobras radicais no sobe-e-desce das areias. Os bons ventos que sopram em Cumbuco também fazem dela um lugar ideal para a prática de kitesurfe e windsurfe, especial especialmente entre os meses de junho e fevereiro. Há quem diga que este é o melhor destino no mundo para tais esportes, já que podem ser feitos no mar ou na lagoa. Fora da água, é o animado centrinho que atrai os turistas. O movimento segue o ano inteiro, graças às lojinhas de artesanato, ao mercado de peixes e aos muitos restaurantes e barracas de comidas típicas.

Grande parte dos hotéis fica próximo a essa região ou na Praia do Cumbuco, caso do Vila Galé Cumbuco, que funciona em sistema All Inclusive e impressiona na diversidade de opções de lazer. Reúne piscinas, sauna, jacuzzi, quadras de tênis, quadra poliesportiva, academia de ginástica, quatro restaurantes, três bares, boate, lojas, o Spa Satsanga e um centro náutico onde dá para praticar e ter aulas de kitesurfe. Para a criançada, o hotel dispõe de salão de jogos e da Aldeia do Nep, com piscina, parque infantil, Baby Sitter e uma equipe de recreadores para mantê-los entretidos em tempo integral.




 

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar