Descubra Praia do Forte

A Praia do Forte está a 60 quilômetros de Salvador, e faz parte do município de Mata de São João. É o ponto inicial da Linha Verde, a estrada que liga a costa de Bahia e Sergipe, e consegue se destacar mesmo integrando uma das áreas mais badaladas do nordeste brasileiro.  
 
Esse pedacinho da Bahia é um lugar com grande preocupação ambiental e sedia dois nomes muito importantes quando o assunto é preservação de animais em extinção. O primeiro é Instituto Baleia Jubarte, focado em pesquisa e cuidado das baleias que o intitulam. Junto com operadoras locais, ele promove cruzeiros para observação dos animais que migram até a região entre julho e outubro para se reproduzir. Ele ainda conta com um espaço interativo aberto à visitação na vila Praia do Porto.  
 
Tem também o Projeto Tamar que é responsável pelas tartarugas marinhas, monitorando o período de desova, de setembro a março. É muito legal, aliás, observar as tartaruguinhas andando em direção ao mar pela primeira vez. Mesmo fora da época é possível observar os animais no Centro de Visitantes, que também fica na vila. Ele conta com mais de 600 mil litros de água salgada para abrigar arraias, tubarões e, claro, tartarugas, nos tanques e aquários. 
 
Outras atrações da vilinha são a Igreja São Francisco de Assis, de 1900, e a Avenida Antônio Carlos Magalhães. Ao longo da via de paralelepípedos, sobram lojinhas de artesanato e butiques. Dali, 20 minutos de caminhada levam às piscinas naturais do Papa-Gente. Vale acompanhar a tábua das marés para tentar visitar o local durante a baixa, pois as águas ficam cheias de crustáceos e peixinhos coloridos. 

Melhor época para viajar

O clima da Praia do Forte é bem firme a maior parte do ano, nunca fica sem sol e, no verão, costuma registrar temperaturas na casa dos 30oC. Mesmo no inverno, as temperaturas são agradáveis, com média mínima de 20oC. O período de chuvas vai de maio a julho.  

Como chegar

Para quem chega de avião, a opção mais próxima é o Aeroporto Internacional de Salvador, Deputado Luís Eduardo Magalhães. Próximo a divisa da capital baiana e do município Lauro de Freitas, ele está  60 quilômetros da Praia do Forte e a 54 quilômetros da Reserva Ecológica da Sapiranga. Além disso, são 70 quilômetros até  Imbassaí, 100 quilômetros para Massarandupió e a 187 quilômetros a Mangue Seco.

Onde ficar

Desde as confortáveis pousadinhas na Vila dos Pescadores até um dos grandiosos Resorts espalhados por todo litoral norte baiano, quase todas as opções de acomodação da Praia do Forte estão pertinho da costa. Além disso, a avenida Antônio Carlos Magalhães também tem algumas opções com bom preço, que estão pertinho da lojas e restaurantes da vila.

Dica do especialista

A charmosa Vila dos Pescadores tem lojas, bares e restaurantes badalados. Alugar uma das bicicletas de quatro lugares é uma maneira divertida de conhecer a vila. Para quem gosta de aventura, na Praia do Forte você encontra passeios como rafting, tirolesa, quadriciclo e parasail.

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar