Descubra Porto de Galinhas

Um dos mais disputados destinos litorâneos nordestinos, Porto de Galinhas é, na verdade, o nome de apenas uma das praias do município de Ipojuca. Contudo, a expressão se popularizou e hoje compreende também outras dez enseadas da região. A Porto de Galinhas original hoje já é mais conhecida como Praia da Vila que, por contas das águas calmas, costuma ser a eleita para os passeios em famílias (principalmente aquelas com crianças pequenas).  
 
Esse pedaço do litoral pernambucano é marcado pela formação de piscinas naturais, em meio aos recifes, durante a maré baixa. De beleza inegável, elas são, praticamente, um grande aquário para observar peixinhos coloridos e relaxar sob o sol que reina o ano todo na região. Por lá, os termômetros dificilmente ficam abaixo dos 25o C.  
 
Dentre as mais famosas da região, está a piscina da Praia do Muro Alto, com 2,5 quilômetros. Sem muito burburinho, a área é cercada por coqueiros, paredões de areia e até zona de Mata Atlântica preservada. Nesta praia, se instalaram alguns dos grandes hotéis de luxo da região, mas, mesmo assim,  não há tanta infraestrutura para quem vai apenas passar o dia.  
 
Já quem prefere o mar mais agitado, pode optar pela Praia do Cupe para se banhar. Por outro lado, se a ideia é praticar esportes como kitesurfe e surfe, a melhor alternativa é a Praia do Maracaípe. E, ali pertinho, está a Pontal de Maracaípe, de onde partem os passeios de jangada rumo a manguezais, áreas para observar cardumes e cavalos marinhos. A fauna, aliás, tem papel importante no turismo: entre março e setembro, as tartarugas Pente e Cabeçuda fazem ninhos nas areias de locais e, de 45 a 60 dias depois, é possível ver seus filhotes indo em direção ao mar.  
 
Como bom destino litorâneo, Porto de Galinhas também tem uma charmosa vila para reunir turistas entre um mergulho e outro. As principais lojinhas, restaurantes e lugares para curtir a cidade depois do pôr do sol estão concentrados na Rua da Esperança. Na gastronomia destacam-se os frutos do mar, mandiocas e as saborosas castanhas de cajú. 

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Porto de Galinhas recebe turistas o ano todo, já que as temperaturas médias sempre passam dos 20o C. Apenas em junho e julho há registros de chuvas mais significativos, mas ainda assim é possível aproveitar a viagem. Durante o verão, de dezembro a março, o movimento aumenta com os bares e boates sazonais que chegam a cidade.

Como chegar

Porto de Galinhas não tem aeroporto, o mais próximo fica em Recife, o Aeroporto de Guararapes. O trajeto entre a capital pernambucana e a região central de Porto tem cerca de 50 quilômetros de distância. Já até a praia dos Carneiros, são 87 quilômetros.

Onde ficar

Hospedar-se perto da Vila e da Praia Porto de Galinhas é ideal para o turista que prefere pousadas e hotéis com fácil acesso ao bares, restaurantes e lojas no burburinho central. Para mais sossego, a orla da praia de Muro Alto, principalmente se estiver disposto a passar o dia curtindo a infraestrutura de um Resort. 

Dica do especialista

Com 3, 5 ou 7 dias, é possível desfrutar dos encantos de Porto de Galinhas. A diferença é que, ao optar pela a primeira opção, o visitante vê o básico. Já na segunda pode aproveitar melhor as praias, com direito a momentos de preguiça. E a terceira alternativa é melhor para curtir as férias com calma e ainda conhecer a Praia de Carneiros. Na hora de marcar a viagem, é preciso estar atento à tábua das marés, pois para curtir os passeios de jangadas e as piscinas naturais, ela precisa estar baixa. Isso, normalmente, acontece duas vezes ao dia, e as melhores oscilações são durante as luas cheia e nova.  
 

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Consultoras Online

ou se preferir

Consultoras Online

Voltar ao Topo
Fechar