Descubra Petrópolis

Fundada por Dom Pedro II e a menos de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, Petrópolis é um dos primeiros locais com povoamento planejado e é conhecida como Cidade Imperial até hoje. 

 
Em uma viagem pela região, a primeira parada costuma ser Petrópolis. Por conta da história local, não surpreende que um dos seus principais atrativos seja o Museu Imperial, que funciona no antigo palácio onde a família real passou longas temporadas até a proclamação da república. Com estilo neoclássico, começou a ser construído em 1845, tem diversos cômodos preservados e peças representativas da época, entre elas a coroa do imperador.  
 
Ele fica no centro, onde outros importantes cartões-postais: o Palácio Amarelo, do século 19, sede atual da Câmara Municipal; e a Casa do Ipiranga de 1884, projetada por um engenheiro alemão, com peças de ouro, bronze, madeiras nobres e pinturas na decoração; e o Palácio Rio Negro, que foi residência de verão para diversos presidentes da República, desde 1903. Lá também está a Catedral São Pedro de Alcântara, com estilo neogótico francês. No interior, o destaque é o Mausoléu que guarda restos mortais de membros da Família Imperial (Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel, por exemplo).
 
E a passagem pela cidade não estará completa sem uma visita ao Palácio de Cristal, na mesma área. Construído com estrutura pré-moldada em ferro (encomendada em uma fundição francesa), foi inaugurado na segunda metade do século 19 para abrigar a exposições de produtos agrícolas e pássaros da região. Tem ainda grande relevância histórica, pois os últimos escravos de Petrópolis foram libertados aqui, em 1888, com a presença da Princesa Isabel.  
 
 A região ainda reúne bons bares, restaurantes e cervejarias, como a antiga fábrica da cervejaria Bohemia, que hoje abriga um restaurante e bar todo focado na experiência cervejeira. Os turistas costumam também aproveitar o tempinho de compras para adquirir geleias, chocolates, vinhos e, claro, as famosas malhas locais: a Rua Teresa tem diversas opções de estabelecimentos que vendem esse tipo de produto a preços atraentes.  
 
Também vale a pena conhecer as invenções de Santos Dumont no museu criado em sua antiga casa de veraneio, chamada de A Encantada, a 10 minutos de caminhada do centro. Ela reúne objetos, livros, cartas e mobiliários do pai da aviação e, ao lado, há um centro cultural exibe um curta-metragem sobre sua história.  
 
A charmosa cidade na Serra fica ainda mais charmosa durante o fim do ano durante o Natal Imperial. Além da iluminação de todo o Centro Histórico da cidade e de seus arredores, Petrópolis ganha também cenários natalinos e árvores de Natal por diversos pontos turísticos. Orquestras, corais, sessões especiais de teatro e cinema, exposições, shows de artistas famosos e outros eventos culturais também se espalham por toda Petrópolis até o dia 6 de janeiro. Para conhecer mais sobre o Natal Imperial e ver a lista completa de eventos programados para este ano, clique aqui
 

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

A alta temporada Petropolitana é durante o inverno, principalmente nos meses de junho e julho. Nessa época, atrações como a conhecida festa do colono alemão, a Bauernfest, e restaurantes estão em pleno funcionamento, além de que em julho ocorre o Festival de Inverno de Petrópolis. A agenda do evento tem shows de música, apresentações teatrais e outras manifestações culturais em diversos pontos da cidade. Já durante a primavera e o outono, os preços caem e as temperaturas são amenas.   

 

Como chegar

Os aeroportos mais próximos da Serra fluminense são os da capital Rio de Janeiro, Santos Dumont e Tom Jobim. Ambos estão a cerca de uma hora de Petrópolis. As estradas até ambas são bem sinalizadas e conservadas.  

Onde ficar

Em Petrópolis o ideal é se hospedar na região central que concentra a vida social (bares, lojas e restaurantes), além de alguns dos principais cartões-postais. Assim, o turista pode conhecer grande parte dos atrativos a pé. Há  ainda opções de charmosas pousadas em Itaipava.

Dica do especialista

Em Petrópolis, uma ótima dica é fazer um tour pela cervejaria Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil, criada em 1853. O tour é interativo e há degustação de cervejas. No final da visita é possível almoçar ou jantar no restaurante da cervejaria que serve pratos harmonizados com as cervejas. 

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar