Descubra Paraty

Paraty é uma cidade litorânea com Mata Atlântica preservada, belas praias e cachoeiras. Foca seu turismo no cenário verde e no charmoso centro histórico. Apesar de ser uma cidade do Rio de Janeiro, fica no meio do caminho até o Estado de São Paulo, a aproximadamente 250 quilômetros de cada uma das capitais.

Com suas vias de pedra e casarões coloniais, a área central é normalmente o primeiro contato que a maioria dos turistas tem como o destino, pois as principais opções de hospedagem estão ali. Uma curiosidade é que Paraty, ao contrário de outras cidades brasileiras, foi planejada com detalhes para a defesa do local com forte vocação portuária.
  
Parte do centro não permite a circulação de carros para preservar as construções históricas, como a Igreja Santa Rita, de 1722, que ostenta o título de mais antiga da cidade. Outro ponto de parada importante é o sobrado do século 18 que abriga a Casa da Cultura de Paraty. Ela  promove exposições com artistas da cidade e região, cursos, apresentações musicais e exibição de filmes.
  
Em relação à natureza, a costa de Paraty tem bastante a oferecer. As praias mais próximas do centro são a Pontal e a Jabaquara. Pelo fácil acesso costumam ser movimentadas, então quem quer mais sossego pode ir além, até a Praia Vermelha e a Ponta Negra, por exemplo. Alugar um barco ou passeio de escuna para visitar alguma das ilhas próximas, como a do Pelado e a Comprida também é um bom programa.

Os mais animados ainda enfrentam trilhas para chegar, ou ao menos passar, por áreas mais intocadas. Uma delas é que liga Ponta Negra e Pouso da Cajaíba, que deve ser feita em três dias, para poder aproveitar as paradas. Além disso, há rios navegáveis na região, como o Rio Cairuçu no mangue do fundo do Saco de Mamanguá, o Rio Paraty-Mirim que é bom para observar aves e o Rio Mambucaba na divisa entre Paraty e Angra dos Reis. 

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Durante o verão, dá para aproveitar mais as praias de Paraty e região por conta das altas temperaturas, por volta dos 30oC. Contudo, mesmo o inverno é uma boa época para passeios de barco, admirar a natureza e curtir eventos como a Flip – Festival Literário Internacional de Paraty, que movimenta a cidade atrai turistas do mundo do todo. Há dez anos, ele reúne, em julho, escritores e amantes da literatura.   

Como chegar

Paraty faz parte da costa sul do Rio de Janeiro, no meio do caminho até o Estado de São Paulo, 268 quilômetros e 248 quilômetros da capital carioca. Dos aeroportos paulistas de Guarulhos (Cumbica) e Congonhas está a 215 e 277 quilômetros, respectivamente. Paraty está 242 quilômetros distante do Aeroporto Galeão (o Tom Jobim), na Ilha do Governador no Rio de Janeiro. E até o Aeroporto Santos Dumont, no centro da capital carioca, são 250 quilômetros.  

Onde ficar

A maior parte da estrutura hoteleira de Paraty está no centro histórico e adjacências. Ao se hospedar por ali, o turista pode caminhar até as construções históricas que simbolizam o destino, aproveitar seus restaurantes, bares e lojas. Para quem quer sossego, há possibilidade de encontra bons lugares para dormir na estrada Paraty-Cunha. 

Dica do especialista

Ao viajar para Paraty, é essencial levar calçados confortáveis na mala. Como parte do centro está fechado, é preciso andar pelas ruas de pedra para a chegar as principais atrações de Paraty. Além disso, os turistas que vão fazer trilhas e caminhadas até praias e cachoeiras devem evitar chinelos: calçados fechados dão mais segurança durante o percurso.

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar