Descubra Natal

Uma cidade que ostenta o título “Cidade do Sol” não poderia deixar de estar entre as estrelas do litoral nordestino. Natal, capital do Rio Grande do Norte, recebe mais de dois milhões de visitantes por ano, somando brasileiros e estrangeiros. Como está perto da linha do Equador, o destino tem dias longos e na maior parte do ano ensolarados, permitindo que os turistas desfrutem das suas praias com águas quentinhas, áreas de mata preservada e passeios de buggy pelas dunas, além da rica gastronomia marcada pelos frutos do mar, em especial o camarão.
  
 A cinco minutos do centro, a Praia dos Artistas tem mar agitado ideal para os surfistas e um bom centro de artesanato para quem quer comprar lembranças de viagem. Entre ela e a Praia do Forte – onde está a Fortaleza dos Reis Magos – está a Praia do Meio, bem frequentada por locais. Mais afastada, a cerca de 15 quilômetros do centro, a Praia da Ponta Negra se destaca pelas pedras de coloração escura que renderam seu nome e, ao sul, pela famosa duna Morro do Careca. Ela também tem um centro de compras de produtos locais, o Shopping do Artesanato Potiguar.

Já a Praia da Rendinha, que era uma antiga vila de pescadores, fica próxima a Ponte Newton Navarro, sobre Rio Potengi. Também está nessa região o Aquário Natal, que conta com pinguins, tartarugas, peixes de água doce e salgada, além de cobras, macacos e lobos-marinhos. Há ainda atrações interativas, como mergulhar com cinco tubarões lixa em um tanque de 200 mil litros de água.
  
Para provar que é mais que um destino de praia, Natal abriga o Parque das Dunas, área verde com Mata Atlântica preservada que tem 20 mil metros de perímetro – ele pode ser visto de diversos pontos da zona Sul da cidade. Com trilhas para diferentes níveis de condicionamento, o lugar é ótimo para quem curte caminhadas. E, o cenário cultural está bem representado no centro histórico de Natal, com construções que retratam o período de fundação da cidade, como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação. Ela é considerada o templo católico mais antigo do Estado. Outro destaque da região é o Palácio Felipe Camarão de 1922 onde, hoje, funciona a prefeitura.

Além disso, Natal rende ótimos passeios, pois seus arredores guardam atrações como a Lagoa de Genipabu, a 20 quilômetros do centro da capital, e suas dunas. Passeios de buggy exploram a região com direito até a manobras radicais entre uma parada e outra para fotos. Outro bate-volta certeiro é até o maior cajueiro do mundo que está na Praia de Pirangi, na cidade vizinha de Parnamirim. Quem curte piscinas naturais deve incluir ao roteiro a Praia de Maracajaú, no litoral norte do Estado, que é popular pelas formações de corais chamadas parrachos. Já badalada região da Pipa, 80 quilômetros ao sul da capital potiguar, também tem belos cenários litorâneos, como a Praia do Amor.

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Natal recebe turistas em qualquer estação do ano, pois tem clima tropical e temperatura média anual de quase 30oC: são 300 dias de sol por ano. Além dos ventos constantes que atraem praticantes de surfe, kitesurfe e windsurfe todos os meses. A época mais propensa a chuvas é entre abril e junho, mas ainda assim há dias com tempo firme para curtir as praias. Em dezembro, a cidade ganha ainda mais movimento ao promover o Carnatal, um dos maiores carnavais fora de época do país. O evento existe desde 1991.   

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Natal, também chamado de Aluízio Alves, fica na verdade no município de São Gonçalo do Amarante, a 40 minutos da capital do Rio Grande do Norte. Ele está a 30 quilômetros da prefeitura, a 40 quilômetros da praia Ponta Negra e a 29 quilômetros da Fortaleza dos Reis Magos. Até os arredores da capital, como as dunas de Genipabu e Pipa são 28 e 94 quilômetros, respectivamente.    

 

Onde ficar

O bairro de Ponta Negra, perto da praia de mesmo nome, é um dos melhores locais para se hospedar em Natal, pois a área tem vida noturna animada, além de boas acomodações, bares, restaurantes, lojas e shopping. Ao longo da via costeira, em frente ao mar como o próprio nome sugere, também há diversas opções desde hotéis e pousadas a resorts. Essa alternativa, no entanto, é melhor para quem tem carro para se locomover pela capital. 

Dica do especialista

Natal é bonita por si só, mas vale a pena se programar para curtir os arredores da capital do Rio Grande do Norte. Dois dias extras permitem curtir o passeio pelas dunas de Genipabu e a mergulhar na a Praia de Maracajaú, por exemplo.
 
Também vale a pena incluir no roteiro alguns dias em Pipa, considerada a Búzios do Rio Grande do Norte. A apenas 80 km de Natal, Pipa é charmosa, possui praias lindas e oferece badalação a noite, além de ter várias opções de hospedagens bem interessantes. 
  
 

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar