Descubra Manaus

No coração da floresta amazônica, a cidade de Manaus é um verdadeiro núcleo cultural, com destaque para a atmosfera selvagem e indígena pela qual é famosa internacionalmente. Com um milhão e oitocentos mil habitantes e situada no maior estado (em território) do Brasil, a capital descoberta por espanhóis chama atenção pelo seu povo acolhedor e inúmeras opções para os visitantes apaixonados pela fauna.

O personagem principal das terras manauaras é o Rio Negro, pois é ao redor dele que tudo acontece. A praia de Ponta Negra (a 13 quilômetros do centro) é um jeito gostoso de curtir a paisagem, pertinho da água. Essa área foi revitalizada para a Copa do Mundo 2014 e levou para as margens do rio um espaço público de lazer no calçadão, cheio de bares, restaurantes e espaços dedicados à prática de esporte e realização de shows.

Para conferir de perto os reflexos do ciclo da borracha que enriqueceu Manaus por décadas, a dica é visitar o centro histórico, pontuado pelo Teatro Amazonas. Sua inauguração ocorreu em 1896 e o público pode ter acesso a uma verdadeira obra de arte, enfeitada pela cúpula de cerâmica francesa representando a bandeira do Brasil. O teatro fica no Largo de São Sebastião, rodeado por casarões e palacetes que pertenceram a ricos barões da borracha, além de galerias de arte e lojas de artesanato.
 
A região conta também com o Polo Industrial de Manaus, um dos mais modernos da América Latina. Localizado na chamada Zona Franca, ele impulsiona o desenvolvimento econômico da cidade, pois as empresas lá instaladas recebem isenção de vários impostos como forma de incentivo.
 
No final de junho, a grande atração da cidade é o Festival de Parintins, marcado pela disputa dos bois Caprichoso (azul), e Garantido (vermelho), no grandioso Bumbódromo.  

A culinária amazonense, em geral, é bastante peculiar e baseada em alimentos regionais, sempre com heranças indígenas, incluindo o tucupi (caldo à base de mandioca), frutos do mar, peixes como o pirarucu e tambaqui, sem esquecer do caldo de tacacá e do delicioso açaí. O endereço mais indicado para conhecer os ingredientes amazonenses é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, construído em ferro em 1883. Até os dias de hoje, o local reúne vendedores de peixe, temperos, artesanato e todo tipo de produto com DNA local.

As atividades mais procuradas pelos turistas são os passeios de barco e canoa, trilhas que cortam a floresta e o mergulho ao lado de botos cor-de-rosa, animal lenda do folclore amazonense. Vale a pena também passar pelo Bosque da Ciência, com visitação em grupo, e pelo Centro Cultural dos Povos, que explica vários aspectos culturais da Amazônia. Sem contar a experiência de ver de pertinho o encontro dos rios Negro, escuro por causa de ácidos orgânicos, e Solimões, de água barrenta pelo número de sedimentos. O fenômeno natural, em que as águas se encontram mas não se misturam, forma uma surpreendente linha de divisão ao longo de seis quilômetros. 

Promoções e Pacotes selecionados

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Devido a grande biodiversidade, o clima de Manaus é bastante úmido e as temperaturas oscilam entre 22°C e 34°C, com bastante sol e chuva o ano inteiro. Os meses mais agradáveis para turismo são de junho a novembro, período em que há menos precipitação, e dá para aproveitar com tranquilidade todas as atrações ao ar livre.  

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes recebe voos das principais cidades brasileiras. Ele está a 14 km do centro da capital e a 11 km do tradicional bairro da Ponta Negra, que possui atrações diversas e recebeu o legado pós-Copa do Mundo com boas áreas de lazer.

Onde ficar

Para quem deseja aproveitar ao máximo as atrações turísticas, a dica é hospedar no Centro, que compreende uma região de prédios históricos, incluindo o Teatro Amazonas. Porém, o bairro mais nobre é Adrianópolis, cheio de restaurantes, bares e shoppings, localizado a cinco quilômetros. Devido ao sol forte, torna-se mais prático e confortável andar de táxi na cidade.  

Dica do especialista

Para potencializar a experiência com a Floresta Amazônia nada melhor que reservar algumas noites em um hotel de selva. Com ótimas acomodações e projetados de maneira que se integram ao cenário natural, esses hotéis oferecem ótimas e completas atividades em meio à floresta.

Saiba como chegar

Clique no mapa para visualizar