Descubra Maceió

 Maceió é terra de bom tempo o ano todo, com 40 quilômetros de litoral de encher os olhos pelo tom das águas. Como o próprio hino da cidade afirma “Teu sol é quente e teu luar é claro/ São tuas praias belas e formosas”, e não há melhor introdução a ao litoral de Maceió do que o trio de praias urbanas Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. São seis quilômetros para relaxar em águas tranquilas ou surfar, passear de jangada até as piscinas naturais, descansar sob os coqueiros, além de aproveitar os bares, restaurantes, lojas e barraquinhas que preenchem a orla - a animação por ali é dia e noite.  

 
Já na parte da costa mais afastada do centro, a pelo menos 25 quilômetros de distância, estão as praias: do Francês, com parte das águas para banhistas e outra área mais agitada, Paripueira, zona de preservação ambiental com uma das maiores reservas de corais do mundo e a Gunga, pertencente ao município de Barra de São Miguel, com suas falésias, coqueirais e lagoa onde desagua o rio São Miguel.   
 
A beleza local, no entanto, não se resume ao mar, já que a capital do Alagoas ainda conta com belas lagoas, como a Mundaú e Manguaba, onde você pode admirar um belo pôr do sol.  É da primeira, aliás, que os pescadores adquirem o sururu, molusco muito presente na gastronomia maceioense. Para explorar a região, o ideal é optar pelos passeios de barco que levam a diversas ilhas.  
 
Também é interessante visitar monumentos no centro da cidade, como o Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto, antiga sede do governo, e a Catedral Metropolitana do século 19 que apresentam parte do passado de Maceió. Assim como o Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas com seu expressivo acervo sobre a arte popular do estado. E quem deseja levar um pouquinho dessa cultura para casa, pode passar pelo Mercado do Artesanato, que vende cerâmicas, peças de couro e bordados de profissionais da região.
 
Ao organizar sua viagem para Maceió, reserve um tempo para um bate e volta até Barra de Santo Antônio, ao norte, para conhecer a lindíssima Praia do Carro Quebrado. Também próximo a Maceió, mais ao sul, visite Barra de São Miguel para conhecer a badalada Praia do Gunga com coqueiros em toda sua extensão e águas com tons esverdeados e azuis.

Perto de Maceió, cerca de 130 quilômetros, está a famosa Maragogi que é conhecida como Caribe Brasileiro. Vale a pena pelo menos pernoitar por lá para aproveitar suas águas claras e calmas.
 
Outro lugar que merece pelo menos uma noite de estadia é Penedo, a 170 quilômetros da capital alagoana. Um dos primeiros povoados do estado, conta com belas praias e seu centro histórico tem diversos edifícios dos séculos 17 e 18. Além disso, ela é um bom ponto de partida para excursões de navegação sobre o Rio São Francisco até sua foz.  

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Como bom destino nordestino, dá para aproveitar praticamente o ano todo. As temperaturas médias estão sempre acima dos 20oC e, nos meses mais quentes, os termômetros ultrapassam facilmente a casa dos 30oC. De agosto a março, as águas locais ficam clarinhas, pois é o período mais seco. Entretanto, mesmo no período de chuvas, entre abril e julho, o sol aparece e o clima é agradável para aproveitar as praias. 

Como chegar

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares é mais próximo de Maceió, na sua região metropolitana. Está a cerca de 20 quilômetros das praias Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. De passeios próximos como São Miguel dos Milagres e Maragogi, está a 105 e 137 quilômetros, respectivamente.

Onde ficar

Em Maceió, a principal estrutura de hotéis a restaurantes fica ao longo da orla composta pelas praias Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca - pertinho uma da outra, é boa opção de hospedagem entre aqueles que preferem não depender de carro para conhecer a região. Já o bairro Cruz da Almas, que é próximo, porém um pouco mais sossegado, também vem ganhando espaço no quesito hoteleiro. 

Dica do especialista

Os passeios às piscinas naturais variam de acordo com a tábua de marés, então é importante estar atento na hora de planejar a saída. Esse tipo de programa é ideal para marés baixas, que geralmente acontecem no começo da manhã ou final do dia.

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Consultoras Online

ou se preferir

Consultoras Online

Voltar ao Topo
Fechar