Descubra Litoral de São Paulo

Apesar de ser conhecido por sua capital urbana e movimentada, o Estado de São Paulo também tem belezas naturais e cenários tranquilos perto do mar. Os destinos litorâneos paulistas são agradáveis tanto para quem quer fugir da correria durante um final de semana, quanto para aqueles que pretendem curtir as férias em família ou com os amigos.  
 
A cerca de 100 quilômetros de São Paulo, Guarujá é um munícipio que combina boa infraestrutura - com shopping, restaurantes e bons hotéis - a mais de 20 quilômetros de praias.  A maior delas é a da Enseada, com mais de cem quiosques distribuídos pela orla para atender os turistas. O meio e o canto direito costumam reunir surfistas, pois o mar é mais agitado; e a parte esquerda tem águas mais tranquilas.  
 
Essa região concentra a vida social do destino, com bares, restaurantes e eventos (principalmente durante o verão). Também é por ali que está o Acqua Mundo, um dos maiores aquários de água salgada da América do Sul. Ele reúne mais de 230 espécies de animais, como pinguins, tubarões e tartarugas.  
 
Por outro lado, há alternativas de praias ainda mais específicas para surfistas, como a Praia do Tombo, que leva esse nome por conta dos vários buracos no mar. Ela é palco para campeonatos de surfe e ponto de encontro dos praticantes do esporte. A Pernambuco também costuma ter boas ondas. Mais eclética, a de Pitangueiras tem áreas para banhistas e esportes aquáticos como vela. Já a Praia de Guaiúba é conhecida pelo entorno com áreas de Mata Atlântica preservada e águas claras, propícias para banho e mergulho.  
 
Guarujá tem também um lado histórico, que é muito bem apresentado em atrações como o Forte dos Andradas, no Morro do Monduba, nas praias do Monduba e do Bueno. O complexo bélico foi projetado em 1934 e finalizado oito anos depois se tornando o último a ser construído no Brasil. Os destaques arquitetônicos são seus túneis com dezenas de galerias nas rochas do morro, que tinham como objetivo ocultar os canhões. Quem curte esse tipo de passeio, pode visitar também o Forte São Luiz/São Felipe, no extremo norte da cidade; e a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, entre as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes. Ambas são do século 16.  
 
Um pouco mais adiante de Guarujá, a 100 quilômetros, está Maresias. Oficialmente um bairro do município de São Sebastião, entre os viajantes já conquistou sua independência como um dos destinos mais concorridos do litoral paulista. Mais cool que as vizinhas, é popular entre jovens que curtem a combinação de bares, baladas e dias de lazer em frente ao mar.  
 
A praia de Maresias possui aproximadamente cinco quilômetros de extensão, com mar de águas claras e, em alguns pontos, agitadas. Por isso, é comum ver surfistas escolhendo essa região para praticar. Os turistas também costumam passar horas sob o sol nessa faixa litorânea, que é um bom lugar para bater papo com os amigos e conhecer gente nova. As famílias também são bem-vindas por aqui, mas costumam ficar no canto esquerdo, principalmente se estiverem com crianças, pois a área é mais sossegada.  
 
Depois de observar o pôr do sol em Maresias, muitos dos visitantes vão curtir o restante da noite na Rua Sebastião Romão César, que reúne bons bares, restaurantes festas, além das principais pousadas e hotéis do destino. Em algum momento, quem está curtindo uma temporada na região, acaba se encontrando na via.  
 
Outro destino interessante do litoral paulista é Ubatuba, a mais de 200 quilômetros de São Paulo, com diversos pontos de Mata Atlântica e dezenas de praias agradáveis. Muitas delas são boas para o surfe, como a Praia Vermelha do Norte, e por isso o destino também é conhecido como a capital do esporte.  Os banhistas, no entanto, também têm vez. Ao sul da cidade, a Praia Domingas Dias, por exemplo, tem águas relativamente tranquilas, não costumam estar lotada e é frequentada por famílias.  
 
A Praia do Félix também possui áreas propícias para quem gosta de entrar na água e relaxar, mesmo que o canto esquerdo seja dominado pelas pranchas. Já aqueles em busca de agito e diversão diante do mar acabam priorizando a Praia Grande, que está entre as mais visitadas do destino. Ela tem pontos para surfe (o Rock Point e o Baguari), além de áreas mais tranquilas e extensa faixa de areia. E, por toda a orla, há quiosques e estruturas de alimentação.  
 
Com bases famosas no nordeste do País, o Projeto Tamar escolheu Ubatuba como sede de seu único Centro de Visitantes no Estado de São Paulo. Ali, promove momentos de educação ambiental e diversão com tanques - o que acomoda tartarugas marinhas é um dos principais -, aquários e apresentações de profissionais capacitados. E, a cerca de um quilômetro dali, está outro endereço voltado para apresentação de animais: o Aquário de Ubatuba, que reúne 12 tanques de água salgada - cavalos marinhos, moreias e o tubarão-lixa são os destaques da fauna nacional.  
 
Os passeios de escuna que saem da Praia da Enseada ou do Píer do Saco da Ribeira e levam a Ilha Anchieta também rendem um programa interessante: essa é a segunda maior do litoral de São Paulo com mais de 800 hectares. Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, seu cenário traz áreas de Mata Atlântica, belas praias e ruínas de um antigo presídio. Os turistas podem relaxar à beira-mar, aproveitar os pontos com ótima visibilidade para fazer mergulho ou se aventurar em trilhas ecológicas de diferentes níveis de dificuldade.  
 

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

As praias do litoral paulista costumam estar mais movimentadas durante o verão (dezembro a março), obviamente, por conta das temperaturas médias acima dos 25°C. É nesse período que as atrações, bares e restaurantes de destinos como Maresias, Ubatuba e Guarujá estão em pleno funcionamento. Feriados prolongados, no entanto, também costumam aumentar o movimento local independente da época do ano - pela proximidade de São Paulo, muitos turistas utilizam esses destinos como uma forma de escapar do cenário urbano da capital. Além disso, na temporada baixa - nos meses mais frios, como junho, julho e agosto - a vantagem é poder curtir as belezas naturais da costa sem tanta concorrência: muitas das praias ficam praticamente desertas.  

Como chegar

São Paulo está a aproximadamente 100 quilômetros de Guarujá, a 170 quilômetros de Maresias e a 220 quilômetros de Ubatuba. Pela proximidade com a capital, quem vem de outras regiões do Páis costuma desembarcar no Aeroporto de Congonhas e no Aeroporto Internacional de Guarulhos (que fica na cidade vizinha). Contudo, o Aeroporto Internacional de Viracopos também pode ser uma boa opção, acrescentando menos de 100 quilômetros no trajeto que leva aos destinos.  

Como chegar

A região da Praia da Enseada, no Guarujá, é uma das com maior concentração de hotéis e pousadas da cidade. Ao se hospedar ali, o turista tem acesso fácil a praia e a animação dos diversos quiosques, bares e restaurantes beira-mar. Já na Praia de Maresias, que pertence a São Sebastião, as opções de hospedagem, bares e restaurantes estão concentradas, principalmente, na Rua Sebastião Romão César. Pertinho da praia propriamente dita estão as alternativas de hotéis mais sofisticados. Em Ubatuba, as opções de hospedagem (hostels, pousadas e hotéis) estão espalhadas pelas cidades, mas a região da Praia Grande é uma das preferidas pelo burburinho de bares, restaurantes e outras opções de lazer. O centro da cidade, a poucos quilômetros de distância, tem o mesmo perfil.  
 
 

 

Dica do especialista

Durante a passagem pela região de São Sebastião, onde está Maresias, o turista deve programar uma visita a Praia de Juqueí – ou Juquehy. Em meio à área de Mata Atlântica, seu cenário combina mar, verde e as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar. Seus 3 quilômetros têm areia fininha e águas bem claras, formando o combo clichê que qualquer viajante que encontrar durante as férias no litoral. Assim como muitas praias da região, têm pontos calmos e agitados: à direita, há ondas fortes ideais para os surfistas; já na parte esquerda o mar é tranquilo e convidativo para banhistas, principalmente que está com crianças.   
 


 

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar