Descubra Itacaré

No passado colonial do Brasil, Itacaré, na Bahia, foi uma área importante para produção de cacau, mas perdeu sua relevância econômica. Ela acabou se tornando destino de aventureiros e surfistas que não se importavam com a dificuldade de acesso as praias locais. Realidade que mudou com a inauguração da Estrada Parque Ilhéus-Itacaré lá pelos anos 2000, pois chegar as praias locais ficou bem mais fácil. Ilhéus está a apenas cerca de 70 quilômetros de Itacaré.

Foi nessa época que o destino baiano ganhou mais infraestrutura e, hoje, tem até resorts. No entanto, a costa, de fato, não se transformou e ficou superlotada: Itacaré ainda guarda ares de paraíso perdido, além de possuir grande variedade de belezas naturais com lindas praias e deslumbrantes cachoeiras.
   
Uma das praias mais famosas da costa local é a Resende, com fácil acesso e a apenas a um quilômetro de distância do centro. Há restaurantes e bares nas proximidades, mas a faixa de areia em si não tem muita infraestrutura. Ela é bastante procurada pelos surfistas, mas quem só quer se refrescar também consegue, principalmente na maré baixa quando se forma uma piscina natural.
  
As famílias costumam preferir a Praia da Ribeira, pois há boa infraestrutura, a movimentação do mar é moderada e mais segura para crianças. Por outro lado, com ondas fortes e constantes, a Praia do Tiririca é dominada por surfistas. Tem restaurantes, pousadas, lojas e serviço de aluguel de prancha. Já a praia Costa é boa para relaxar em frente mar, mas não necessariamente se banhar por que a correnteza é forte. Outras praias locais que também se destacam são: Concha, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho.
   
Mas não é só o mar que incentiva momentos de lazer ao ar livre, pois Itacaré conta com áreas de Mata Atlântica preservada ótimas para trilha, com direito a banho de cachoeira. Além disso, a região é ponto de desague do Rio das Contas, onde é possível fazer rafting. A atividade acontece em Taboquinhas, a 30 quilômetros de distância. Lá, também é possível fazer rapel na cachoeira da Noré

 

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Em Itacaré o sol está presente o ano todo, mas o clima esquenta mesmo no verão, quando os termômetros costumam registrar 35oC. A temporada de chuvas é de maio a agosto, mas nada que realmente atrapalhe o dia de praia, pois costumam ser precipitações rápidas.

Como chegar

O aeroporto mais próximo de Itacaré é o Jorge Amado, que fica em Ilhéus, a uma hora e meia de distância. Até a praia do Itacarezinho são 60 quilômetros, já a praia Tiririca está a 76 quilômetros e a Ribeira a 77 quilômetros.

Onde ficar

Itacaré é um destino pequeno do litoral baiano, com boas opções de hospedagem no centro: por ali, a vantagem é poder ir a pé até restaurantes, lojas e bares. Quem prioriza comodidade e infraestrutura acaba se hospedando nos resorts mais afastados da região central e pertinho da praia. 

Dica do especialista

Como Itacaré é uma cidade pequena, não há muitas opções de banco e nem todo lugar aceita cartão de crédito e débito. Para evitar dor de cabeça, o ideal é levar dinheiro vivo e, de preferência, trocado.  

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar