Descubra Ilhéus

Ao sul de Salvador, em meio a 100 quilômetros de praias, Ilhéus é um dos belos destinos do litoral baiano. Eternizada pelo romance de Jorge Amado - Gabriela, Cravo e Canela -,  a cidade fundada em 1534 é também um reduto de cultura e história. Ela possui boa gama de hotéis, pousadas, restaurantes e serve de palco para diversos eventos, como shows e espetáculos teatrais.
  
Os lugares retratados na terra da personagem Gabriela ficam em um centrinho conhecido como Quarteirão Jorge Amado, como o Bar Vesúvio, ponto de encontro na história de Jorge Amado, e o famoso Bataclan, antigo bordel comandado pela cafetina Maria Machadão, que hoje é um centro cultural. É lá também que fica a casa onde o escritor, nascido na cidade vizinha Itabuna, passou a infância: um palacete neoclássico de 1928, com piso de jacarandá e azulejos ingleses. Hoje, a antiga residência funciona como a Casa de Cultura Jorge Amado, com objetos pessoais expostos e vários exemplares de suas obras.

Lá perto, fica a Casa dos Artistas, onde acontecem encenações de teatro e exposições diversas. Outros locais interessantes do centro histórico que merecem entrar no roteiro são a Catedral de São Sebastião, de 1967, com estilo neoclássico; o Teatro Municipal; e o Museu de Arte Sacra, com acervo de peças barrocas e documentos religiosos.

Além disso, Ilhéus se destacou  também pela produção cacaueira, em meados do século 19, e por isso integra a região chamada de Costa do Cacau. Ela, ainda hoje, impulsiona a economia da cidade com a produção de doces artesanais e o turismo: os visitantes podem conhecer as fazendas de cultivo remanescentes, acompanhar de perto todas as etapas do ciclo e terminar o programa com degustação de chocolate e suco de cacau.
 
Contudo, o roteiro cult é só uma parte da programação, já que essa cidade baiana oferece inúmeras áreas naturais que merecem ser exploradas. No centro, a Praia do Cristo tem uma escultura do Redentor à beira da orla, inspirada no monumento carioca. Já a Praia do Sul é uma das mais frequentadas e tem boa infraestrutura, com várias barracas servindo pratos e porções à base de frutos do mar.

Um pouco mais afastada, a cerca de 7 quilômetros de centro, fica a Praia dos Milionários com águas calmas e boa infraestrutura. Para momentos de descanso o conjunto conhecido como Praia do Norte também é uma boa dica. São 50 quilômetros divididos em oito praias, com águas tranquilas e mornas, de frente para cenários de Mata Atlântica.
 
Também vale a pena conhecer as piscinas e cachoeiras artificiais no Balneário de Tororomba, em Olivença, a 15 quilômetros de Ilhéus. Os amantes da natureza também podem se aventurar pela Estrada Parque Ilhéus de carro ou bicicleta, nos 70 quilômetros de praias semisselvagens, manguezais, cachoeiras e mirantes.

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Em Ilhéus, a temperatura é alta durante o ano inteiro, com média anual de 24ºC e atingindo máximas de 34°C. E é durante os meses mais frios, de abril até o comecinho de agosto, que o índice de chuvas aumenta.  

Como chegar

O Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado recebe voos diretos das principais cidades do Brasil, como São Paulo e Brasília. A capital Salvador fica a 460 km de distância, com acesso pelas rodovias BA-001 e BR-101.  

Onde ficar

Para quem quer priorizar diversão pé na areia durante a estadia, a opção óbvia e ideal é se hospedar perto da orla: as praias do litoral sul tem boa estrutura, com resort, hotéis e pousadas, além de bons restaurantes. Por outro lado, se a ideia é ficar perto dos cartões postais históricos, restaurantes e burburinho de Ilhéus, alguma alternativa na região central pode ser mais adequada.

Dica do especialista

A lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião é um ritual bem tradicional de Ilhéus, que costuma acontecer anualmente, em janeiro. Ele faz parte de um cortejo de fiéis, turistas, blocos e foliões que percorre as principais ruas centrais em homenagem ao padroeiro da cidade. 

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar