Descubra Fortaleza

A ensolarada Fortaleza, capital do Estado do Ceará, é o típico lugar em que vale a regra de “férias o ano inteiro”. O sol brilha forte até mesmo no inverno e suas praias se encarregam de criar o clima perfeito. Com cerca de três milhões de habitantes, Fortaleza tem um misto de natureza e cultura que chama a atenção. Mais do que um balneário de praia, conta com infraestrutura de serviços digna da grande metrópole que é. 

Ao todo são 25 quilômetros de praias na área metropolitana e um longo calçadão acompanhando a orla. Nas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe estão a maior concentração de hotéis, restaurantes, bares e lojinhas.  
 
Em Mucuripe, os pescadores saem em jangadas e canoas para alto mar durante a madrugada e voltam pela manhã com peixes fresquinhos e camarões para abastecer os restaurantes.  
 
Já em Meireles a dica é a Feirinha da Beira-Mar, um ponto tradicional de visitação da cidade. As centenas de barraquinhas vendem artesanato feito em madeira, cerâmica, areia e tecido, além de bebidas típicas, bijuterias, castanhas de caju e guloseimas variadas. 
 
Para quem gosta de entrar no mar e curtir as ondas, a Praia do Futuro é a pedida. Uma das mais conhecidas do nordeste e a preferida dos banhistas, ela tem cerca de sete quilômetros de extensão, com uma faixa de areia convidativa, repleta de quiosques que vendem cerveja gelada, comidas típicas e frutos do mar. 
 
No centro de Fortaleza, as visitas ficam por conta do Teatro José de Alencar, que exibe uma belíssima arquitetura no estilo art nouveau neoclássico. Outras atrações levam ao passado, como a Catedral Metropolitana, erguida em 1939 e o Museu do Farol que funcionou por 111 anos, até ser desativado em 1957. Mas nada supera a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, construída pelos ingleses no século 17 e que abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro. 
 
A contrapartida a todos esses marcos históricos é o moderno Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ali acontecem espetáculos e performances artísticas, além de abrigar o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário Rubens de Azevedo e o Memorial da Cultura Cearense. 
 
A capital do Ceará empolga ainda com os ótimos passeios por seus arredores. Entre os mais concorridos está o Beach Park, em Aquiraz, a apenas 23 quilômetros de distância. O parque aquático conta com diversas atrações para diferentes idades. O Resort do complexo deixa o passeio perfeito.  
 
Canoa Quebrada é outra esticada imperdível. Distante 160 quilômetros, o destino tem lindas praias e dunas, além de charmosas pousadas e restaurantes. E a menina dos olhos do turismo em Fortaleza é Jericoacoara. A bela Jeri é conhecida como um dos lugares mais lindos do Brasil, título conquistado em função de suas praias de águas claras e suas irresistíveis lagoas.  
 

Melhor época para viajar

Fortaleza é um destino para aproveitar em todas as estações. De julho a fevereiro, o sol é forte e garante dias quentes e deliciosos para curtir a praia. Não é à toa que a cidade é conhecida como a Terra do sol. Mesmo no período de chuvas, de março a maio, é difícil pegar um dia de tempo fechado. Em julho, o Fortal anima a cidade com o carnaval fora de época.  

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Fortaleza é o Pinto Martins. Ele está a 10 km do centro da cidade, a 12 km da Praia de Iracema, a 15 km da Praia do Meireles e 16 km da Praia do Futuro. Dos passeios mais procurados ao redor, Fortaleza está a 23 km do Beach Park, 86 km de Morro Branco, 160 km de Canoa Quebrada e a 300 km de Jericoacoara.

Onde ficar

A Avenida Beira-Mar é a principal região hoteleira da cidade. Ali, o turista está bem servido de lojas, restaurantes, bares, casas noturnas e tem acesso fácil a Praia de Iracema, Meireles e Mucuripe. Para se hospedar em uma área mais tranquila, a opção é a Praia do Futuro que foge um pouco do clima urbano. Aquiraz também recebe muitos turistas que se hospedam no complexo do Beach Park.  

Dica do especialista

O ideal para conhecer Fortaleza e seus arredores é ficar por sete dias. Três podem ser reservados para a região metropolitana e os demais divididos entre o Beach Park, Canoa Quebrada e Jericoacoara. Mas não é uma regra, e com apenas três noites o turista consegue curtir as principais atrações do destino.   

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar