Descubra Florianópolis

De um destino apelidado de Ilha da Magia, só se espera coisas boas, e é justamente isso que Florianópolis oferece. Formada por um pequeno trecho continental e por uma ilha costeira, a capital catarinense tem mais de cem praias, muita natureza – com direito a trechos de Mata Atlântica –, e as mordomias de uma grande cidade. A atmosfera é tão boa que ela é uma das cidades com o melhor índice de qualidade de vida no Brasil.

Em busca do clima de badalação, é certo que o turista vá, pelo menos, uma vez à Praia de Jurerê, a 25 quilômetros do centro, mais especificamente ao trecho conhecido como Jurerê Internacional. Ali é o destino certo para quem curte festas, beach clubs animados e cheios de gente jovem querendo curtir a vida. Também tem agito na Praia Mole, mas ali a vibe é mais despretensiosa e há uma área muito popular, com várias barracadas, voltada para o público LGLS.

Por outro lado, quem viaja com família prioriza praias de ambiente mais tranquilo e mar calmo.  Bons exemplos são a Daniela e a Canasvieiras, ambas com boa estrutura para quem viaja com crianças pequenas. Já os surfistas optam pelas praias Morro das Pedras, Armação (canto norte), Joaquina ou a Brava, por exemplo. E para windsurfe e kitesurfe são a Mole e Capeche que se destacam, assim como a Lagoa da Conceição. Além disso, vale lembrar que a capital de Santa Catarina tem vários pontos para a prática de parapente, com rampas de salto nas praias Mole, Bravo e Rio Vermelho.  

Com tanto verde, Florianópolis também incentiva o trekking, com várias trilhas bacanas. Entre as mais intensas estão as que levam a Praia Lagoinha do Leste, atravessando áreas de Mata Atlântica densa. As alternativas para começar a aventura são partir da Praia do Matadeiro (de duas a três horas de caminhada ao destino) ou da Praia do Pântano do Sul (aproximadamente 90 minutos).  

Floripa conta ainda um centro histórico bem interessante, que faz o turista deixar as praias de lado, mesmo que por pouco tempo. É importante se programar para conhecer a Catedral Metropolitana, de 1753, e a Praça XV de Novembro, que abriga a famosa figueira centenária. Para se aprofundar na história local, há o Museu Histórico de Santa Catarina que funciona no Palácio Cruz e Souza, do século 18. Para compras, vale passar pela Casa da Alfândega, que oferece diversas opções de artesanato. Depois, pode esticar o passeio até o Mercado Público, que reúne bares e restaurantes, dá para comer desde um bom pastel a porções de camarão. 

Ainda celebrando o passado, Florianópolis tem belas fortalezas do século 18 que, na época, foram construídas para proteger a cidade. Uma delas é Fortaleza de São José da Ponta Grossa, finalizada, em 1744. Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), fica ao norte da ilha, entre as praias do Forte e de Jurerê Internacional.

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Como é um destino litorâneo, o ideal é visitar Florianópolis nos meses mais quentes se fizer questão de praia todos os dias. No verão, podem ocorrer rápidas pancadas de chuvas, mas a temperatura média chega aos 30oC. No inverno, o termômetros costumam registrar entre 7oC e 12oC. Mas, apesar de alguns dias serem mais nublados, a época é propicia para caminhadas, conhecer a parte histórica e comer bem.  

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, o Hercílio Luz, fica ao sul do centro da Ilha. Ele está a 12 quilômetros da Catedral Metropolitana, a 15 quilômetros da Lagoa da Conceição e a 20 quilômetros da Praia Mole. 

Onde ficar

Ao optar pelo centro, é fácil se locomover por Florianópolis pois há fácil acesso para diversas atrações e o turista está próximo a bares, restaurantes e lojas. Quem gosta de burburinho e quer curtir a vida noturna local tem como alternativa a região da Lagoa da Conceição que, de quebra, está perto da praia do Mole. Para ficar perto do mar ainda há a possibilidade de se hospedar nos Resorts e Hotéis nos arredores das praias Canasvieiras e dos Ingleses. Além da praia de Jurerê, a 27 quilômetros do centro, que tem bons Hotéis e pousadas, numa área relativamente tranquila mesmo estando próxima à badalada Jurerê internacional.

Dica do especialista

Como as praias de Florianópolis são bem distantes umas das outras, alugar um carro pode ser a opção mais vantajosa para percorrer o caminho entre elas. Contudo, é preciso estar preparado para o trânsito se estiver viajando durante o verão. A gastronomia é um ponto alto da cidade, com destaques para as ostras frescas, peixes e camarões.

Outra dica se você gosta de badalação é se programar para passar o Réveillon em Floripa. Há opções de festas super bacanas por lá.

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Consultoras Online

ou se preferir

Consultoras Online

Voltar ao Topo
Fechar