Descubra Campos do Jordão

A menos de 200 quilômetros de São Paulo, Campos do Jordão figura há décadas como o mais importante destino de inverno do Estado. Fundada em 1884, está a mais de 1600 metros de altura e tem média de 10ºC nos meses de inverno. A característica mais marcante da cidade é, certamente, o ar europeu por conta do estilo arquitetônico adotado em quase todas as construções: um passeio pelas ruas e praças remete até a alguma cidade dos Alpes Suíços.
  
O melhor exemplo disso está no bairro de Capivari, o mais badalado, onde muita gente vai para ver e ser visto. Ali, o Boulevard Geneve se destaca, pois uma de suas fachadas se inspirou na primeira farmácia de Viena (Áustria), enquanto outra se baseou em um castelo inglês. Inaugurado em 1985, foi idealizado para representar uma pequena vila e, hoje, tem diversas lojas, bares e restaurantes.

Contudo, o circuito turístico de Campos do Jordão vai além de sua arquitetura e tem atrações suficientes para manter o viajante ocupado por pelo menos uma semana. Um cartão postal clássico é o bem conhecido teleférico do Morro do Elefante, que leva a um mirante com vista de toda a cidade.
 
E quem gosta de curtir momentos ao ar livre não pode deixar de visitar o bucólico Parque Amantikir. Um dos mais recentes atrativos de Campos do Jordão, possui 22 jardins temáticos que compreendem mais de 800 espécies de plantas, originárias de várias partes do mundo, sobretudo Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México e Canadá.
 
Já o Horto Florestal permite caminhadas até cachoeiras e trilhas de diferentes níveis - assim tanto esportivas ativos quanto aqueles que estão começando a se aventurar conseguem encontrar uma alternativa indicada ao seu condicionamento.
 
A vertente cultural da cidade também é interessante, com endereços como o Museu Felícia Leirner, situado a nove quilômetros do centro. Numa ampla área ao ar livre, se espalham 85 obras da artista plástica polonesa, que viveu no Brasil entre 1927 e 1996.  Além disso, ele está ligado ao Auditório Cláudio Santoro com arquitetura futurista e boa programação. Semanalmente, acontecem desde grandes produções teatrais até shows de música popular e erudita.
  
Bem perto dali, ergue-se na paisagem o imponente Palácio da Boa Vista, sede de inverno do Governo de São Paulo. Aberto à visitação, exibe obras de grandes artistas, como as de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Para quem quiser concentrar as atividades do dia na área urbana, pertinho do movimento, vale a pena incluir o Mosteiro das Beneditinas ao roteiro  - mesmo se o viajante não for muito ligado à religião. Nesse lugar rodeado de araucárias, dá para passear, apreciar a natureza e, as vezes, até relaxar ouvindo a música produzida pelas cerca de 30 monjas que residem ali.
  
Já no quesito compras, vale lembrar que o comércio de Campos do Jordão expandiu muito. Antigamente, o foco eram blusas de lã artesanais, chocolate caseiro e pinhão. Esses produtos ainda existem, mas atualmente é possível achar de tudo nas centenas de lojas de ruas e shoppings do destino, das roupas e calçados de grifes internacionais a cervejas regionais.
  
Outras opções de passeios em Campos de Jordão são os passeios a cavalo, de quadriciclo e de bicicleta, além de opções como caminhadas e alpinismo.

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

A alta temporada é entre os meses de junho e agosto, ou seja, durante o inverno quando a temperatura média é de aproximadamente 10ºC. É nessa época que acontecem alguns dos principais eventos locais, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão que se consolidou como um dos principais eventos de música clássica da América Latina. Por outro lado, ao visitar a cidade durante os meses mais quentes, dá para driblar o burburinho e ainda assim aproveitar seus principais pontos turísticos.
   

Como chegar

Campos do Jordão está a cerca de 170 quilômetros de São Paulo. O trajeto desde a capital leva cerca de duas horas e meia e as estradas são bem conservadas - por isso, alguns turistas de outras cidades brasileiras preferem chegar pelos aeroportos paulistanos. Contudo, o aeroporto mais próximo, de fato, é o de São José dos Campos, a cerca de 80 quilômetros, mas ele não recebe muitas opções de voos.  

Onde ficar

Campos do Jordão tem uma eclética seleção de hotéis, dos mais simples aos sofisticados. E para escolher o local da hospedagem vale levar em consideração como pretende curtir o destino: quem procura animação, especialmente na alta temporada (inverno), deve optar pela região conhecida como centrinho de Capivari. Por ali estão alguns dos bares e restaurantes mais movimentados. Já áreas mais afastadas do centro costumam ter propriedades interessantes para quem quer sossego e ambientes mais românticos, por exemplo. 

Dica do especialista

Quem estiver procurando lembrancinhas de viagem diferentes pode fazer suas compras no Mosteiro das Beneditinas: as religiosas produzem artesanato com renda revertida para obras sociais.

Quem gosta de cerveja deve visitar a cervejaria artesanal Baden Baden. Há visitas guiadas que contam a história e a diferença das cervejas produzidas, além de degustação de diferentes rótulos.   
 

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Consultoras Online

ou se preferir

Consultoras Online

Voltar ao Topo
Fechar