Descubra Arraial D'Ajuda

Arraial d'Ajuda é um distrito de Porto Seguro, a 10 quilômetros de distância, do outro lado do Rio Buranhém. Apesar da proximidade, o local ganha da vizinha quando o assunto é tranquilidade. O motivo é que, apesar das belas praias e história ligada aos tempos da colonização, Arraial d'Ajuda só começou a ganhar fama na década de 1970. Até então, era apenas uma vila de pescadores.

A região mudou muito nos últimos anos, mas o desenvolvimento conseguiu preservar a atmosfera rústica e a tranquilidade do local. Entretanto, isso não impediu o crescimento dos serviços turísticos, com pousadas, restaurantes, cabanas de praia, lojas, pequenos centros de compra e muito mais.

Para ter uma ideia de como era antes da fama, basta observar Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, do século 16, que é considerada um dos primeiros templos religiosos do Brasil.

Ligando a Igreja à Praça de São Brás, a Rua Broadway é um dos melhores pedacinhos de Arraial para comprar artesanato. Contudo, é a Rua do Mucugê, também no centro, que foi apelidada como uma das vias mais charmosas do Brasil. Repleta de bares, lojas de grifes famosas e restaurantes, é o destino pós pôr do sol de grande parte dos turistas. Outro destaque é a movimentada viela Beco das Cores, com lojas, bares, cafés e teatro.

Durante o dia, os visitantes se espalham pelas diversas praias da região. A mais próxima do centro, como o próprio nome sugere, é a Praia do Mucugê. Na faixa de areia, sobram opções de barracas para a água de coco ou a cerveja gelada. Além disso, abriga clubes de praia que sempre promovem festas à beira mar durante o verão.

Nessa mesma região está instalado o Eco Parque Aquático, com diversos tobogãs, piscina com ondas, playground infantil e rio lento. O parque aquático faz parte de um complexo com Resort, o Arraial d'Ajuda Eco Resort, mas mesmo quem não está hospedado lá pode curtir as atrações comprando um ingresso diário. As famílias que visitam o distrito também encontram atrações interessantes na Praia Pitinga, formada por uma pequena enseada de águas tranquilas com lindas falésias. Lá há entretenimento infantil e piscina para as crianças.

Por outro lado, quem gosta de tranquilidade foge para lugares como a Praia do Taípe, com mata nativa e falésias que chegam a 45 metros de altura. A duas horas de caminhada, é uma das mais distantes do centrinho de Arraial d'Ajuda.

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Em Arraial d'Ajuda, o sol aparece em todas as estações do ano, mas o auge do movimento é de novembro a março, e também no mês de julho, época de férias escolares. Entre maio e junho, o destino é menos concorrido, consequentemente, os preços são mais em conta.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, a 10 ou 60 quilômetros de Arraial d’Ajuda, já que existem duas opções de trajeto até o distrito baiano. O curto inclui a travessia de balsa pelo rio Buranhém, que vale a viagem para admirar a paisagem. Já a segunda alternativa dá a volta pelas estradas e, por isso, é mais longa. Nos dois casos, o deslocamento costuma levar cerca de uma hora. A mesma lógica vale até Trancoso, a 29 ou 79 quilômetros de distância.

Onde ficar

Arraial d’Ajuda é um distrito pequeno, mas a locomoção ainda é um ponto importante na hora de se hospedar. Por isso, ficar no centro, pertinho da rua Mucugê, garante proximidade às lojas, restaurantes e o burburinho noturno da via. Já a Estrada do Arraial, que liga o distrito a Porto Seguro, é mais sossegada e, ali, a vantagem é poder se hospedar em frente à praia.

Dica do especialista

Arraial d'Ajuda está pertinho de outros dois destinos charmosos e famosos da Costa do Descobrimento na Bahia, Trancoso e Porto Seguro. Por isso, vale a pena fazer uma bate e volta nesses destinos para explorar belas praias, curtir a noite e conhecer mais sobre a cultura local. Se der ainda para pernoitar nesses lugares, você irá aproveitar mais ainda.

Saiba como chegar
 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar