Descubra Angra dos Reis

Angra dos Reis é uma das cidades mais antigas do Brasil, descoberta por um navegante português no começo do século 16. Com mais de 2 mil praias de águas esverdeadas, ela se firmou como um dos principais e mais badalados destinos do litoral sul do Rio de Janeiro, a 160 quilômetros da capital, no trecho do litoral brasileiro chamado Costa Verde

Abençoado pela mãe natureza, o destino de tirar o fôlego é composto por 365 ilhas, "uma para cada dia do ano” como costumam dizer por lá. Cada uma delas têm suas particularidades e, por conta disso, conseguem agradar diferentes perfis: desde quem viaja com crianças em busca de diversão e casais que querem curtir bons momentos a dois, até grupos de amigos e aqueles que curtem aventura. 

A maior das ilhas é a Ilha Grande que, sozinha, possui mais de 100 praias, como a Baleia, Freguesia Sul e Freguesia Norte. Aqui, a circulação de carros é proibida e a simplicidade impera. Um dos destaques da ilha é a Vila do Abraão, com pousadas, restaurantes e as mais diversas lojinhas. 

Além disso, pelos arredores, oferece uma infinidade de programas ao ar livre para entreter os visitantes mais aventureiros ou com desejo de se conectar com a natureza linda e pura. Entre eles, a Cachoeira da Feiticeira, queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura; e a Lagoa Azul, piscina natural com fundo arenoso, ótima para banho e prática de snorkel e mergulho. Já quem gosta de caminhar, pode percorrer trilhas para chegar às praias, como a Praia de Lopes Mendes, uma das favoritas dos turistas. Ilha Grande é belíssima e atrai turistas e visitantes de todo o mundo.

Contudo, Angra dos Reis tem mais a oferecer em suas outras ilhas, então vale a pena se programar e tirar um tempo para explorá-las. E não é necessariamente obrigatório ter ou alugar uma lancha para conhecer o melhor delas, o que já facilita bastante os planos do viajante. Os passeios de escuna, por exemplo, partem do cais de Santa Luzia, no centro da cidade, e tem diferentes roteiros por toda região.

Inclusive, esses passeios são umas das atrações e programas mais clássicos para se fazer em Angra dos Reis, com o passeio de escuna sendo o mais famoso. Muita gente costuma inclusive só fazer esse tipo de passeio, em um rápido bate e volta desde o Rio de Janeiro.

Entre as principais atrações visitadas durante o passeio de escuna em Angra dos Reis estão: passagem por Ilha de Cataguás (ou Ilha de Cataguases), mergulho na Lagoa Azul (uma das atrações mais famosas de Angra dos Reis, mas que fica na verdade em Ilha Grande), Praia do Araçá e Praia de Japariz.

 As Ilhas Botinas, a 15 minutos do continente, são uma das paradas mais comuns. A fenda entre o par de ilhotas gêmeas tem águas cristalinas que oferecem ao turista uma ótima vista, com direito a diversos peixinhos - diz a lenda que elas formavam um único pedaço de terra até que um navio pirata partiu-as ao meio. Outro ponto de parada bem disputado é a Praia do Dentista, na Ilha da Gipóia que é a segunda maior de Angra. Durante a alta temporada, barcos, iates de luxo e lanchas ancoram por ali com turistas em busca de animação. É o ponto de encontro para quem quer badalar, enquanto curte um dia de sol. Ainda na mesma ilha, a Praia das Flechas tem águas calmas, boas para banhistas e praticantes de windsurfe.

  Além disso, Angra dos Reis possui cerca de 50 pontos para mergulho com cilindro, para diversos níveis - a vida marinha é riquíssima e há também alguns navios naufragados, como o Pinguino e o Califórnia, para explorar. Também é possível praticar rafting nas corredeiras do Rio Mambucaba, que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina, fazer trilhas ou aproveitar as ondas de lugares como a Praia de Santo Antônio para surfar. 

Já na parte continental do destino, vale a pena fazer um passeio pelo centro histórico, que reúne construções coloniais, conventos, igrejas e calçamento de pedra, além dos charmosos restaurantes do bairro da Vila do Frade, com estabelecimentos onde simplesmente apreciar a paisagem do entorno é tão prazeroso quanto degustar os pratos que estão sendo servidos. Na Praça Silvestre Travassos, a protagonista é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de 1750, que homenageia a padroeira da cidade.   

Também é importante conhecer o Convento de São Bernardino de Sena, no alto do Morro de Santo Antônio, que é um conjunto franciscano do século 18 com igreja, cemitério e ruínas do velho convento. Há ainda algumas boas praias, como a urbana e movimentada Anil e a Biscaia, com águas tranquilas, a 19 quilômetros da região central. 

Promoções e Pacotes selecionados

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Em Angra dos Reis e Ilha Grande, a época mais quente e movimentada é entre dezembro e março, quando os termômetros atingem 32ºC. Já o inverno não é muito rígido, com temperaturas mínimas de 18ºC entre junho e setembro e poucas chuvas. 
Junho, julho e agosto costumam ser os meses mais os mais secos do ano. Enquanto os meses de abril, maio, setembro e outubro têm dias mais estáveis e são considerados como baixa temporada.

Por incrível que pareça, a época que mais chove em Angra dos Reis coincide com os meses de alta temporada, entre os meses de dezembro e março. Mesmo assim os dias costumam ser quentes e é tranquilo e possível pegar um belo bronzeado na praia.

Como chegar

Angra dos Reis está localizada a 400 quilômetros de São Paulo e a 160 quilômetros do Rio de Janeiro, sendo os aeroportos mais próximos o do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Já para chegar à Ilha Grande é necessário pegar algum dos barcos que partem da marina de Angra dos Reis. Uma curiosidade para quem gosta de fatos interessantes está nas ruas de Angra dos Reis.  As ruas da cidade foram projetadas em curvas, seguido o sentido dos ventos e brisas que só que já visitou Angra, já sentiu.  No caminho pra cidade, preste atenção nesses pequenos detalhes e curta a cidade desde o momento que entrar nela.   

Onde ficar

Em Angra dos Reis, há boas opções de acomodação perto do centro histórico, bem perto de lojinhas, restaurantes temáticos e barzinhos com mesas na rua. Contudo se a ideia é relaxar e ficar mais pertinho ainda do mar, melhor optar pelos hotéis, Resorts e pousadas de praias.

Dica do especialista

Festas animadas e show de fogos diante do mar esverdeado fazem de Angra dos Reis um ótimo destino para curtir a virada do ano - não por acaso, a época do Réveillon é uma das mais disputadas na cidade. Além disso, todo 1º de janeiro acontece a Procissão Marítima de Ano Novo. Mais de mil embarcações “fantasiadas” percorrem um trajeto de sete quilômetros: a concentração costuma começar no centro de Angra, segue até llha da Gipóia e termina na praia do Anil.  E, apesar de criada como rito religioso em 1978, se tornou uma das maiores tradições da região com foliões e muita música. Falando em embarcações, fique ligado: durante o verão é comum engarrafamento de lanchas na Praia do Dentista, conhecida pela água de cor maravilhosa, de tirar o fôlego, e pelas lanchas e iates de luxo que ficam por ali, sendo ponto de encontro dos jovens que visitam as areias de Angra dos Reis.  

Saiba como chegar

Clique no mapa para visualizar

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

Fale Agora

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo
Fechar