Descubra Trancoso

Trancoso é um pequeno distrito de Porto Seguro, a 27 quilômetros de distância. Nasceu como uma pequena vila jesuíta no mesmo período em que os portugueses começaram a colonizar o país. O vilarejo cresceu ao redor da Igreja São João Batista, do século 16. Isso não foi por acaso, afinal, era comum priorizar os templos católicos antes do restante da cidade.

Trancoso começou a ser descoberta como destino turístico na década de 1970, quando hippies e artistas se encantaram pelo lugar, que até então era uma pequena vila de pescadores. O ar bucólico permaneceu, mas nos últimos anos, o distrito ganhou energia elétrica, boa infraestrutura e hotéis de luxo – agora tem até campo de golfe por lá.

O agito de Trancoso se concentra no Quadrado, ponto onde está o casario colorido. São várias construções, uma ao lado da outra, e cada portinha de madeira revela um bar, restaurante ou lojinha. Na época da alta temporada, abrigam também marcas famosas de roupas que decidem aproveitar o movimento com unidades sazonais.

As praias de Trancoso são mundialmente famosas e possuem todo o charme da beleza natural com suas praias de areias brancas e piscinas naturais criadas por recifes de corais. Alguns destaques são as praias como a do Espelho, entre Caraíva e Trancoso. Outras protagonistas do turismo local são a praia Ponta de Itaquena, rodeada por mata nativa, e do rio da Barra, com suas piscinas naturais. Para quem curte agito, as opções são as praias dos Coqueiros e dos Nativos, próximas da vila e, por isso, mais movimentadas.

Galeria de Imagens

Melhor época para viajar

Em Trancoso o sol reina o ano todo, mas é no verão que o número de turistas se intensifica. Para atendê-los, a estrutura sazonal cresce e mesmo os endereços fixos preparam atividades específicas para o período. No finalzinho da alta temporada, em março, o grande catalizador do turismo regional é o Festival de Música em Trancoso: milhares de pessoas são atraídas pelas apresentações eruditas de artistas nacionais e internacionais. 

Como chegar

Sem aeroporto próprio, Trancoso costuma receber turistas que desembarcam no Aeroporto de Porto Seguro. Sua distância até o distrito varia de acordo com o trajeto escolhido. O mais curto, de 30 quilômetros, inclui travessia de balsa do rio Buranhém. O trajeto menor até Arraial d’Ajuda soma 10 quilômetros.

Onde ficar

A verdade é que, em Trancoso, grande parte dos hotéis se concentra na região do Quadrado. Assim, o turista fica a uma curta caminhada de distância do centro social do distrito para curtir a vida noturna, comer e fazer compras. As opções mais sofisticadas costumam estender seus serviços à orla local, com clubes de praias. Já as alternativas pé na areia mais interessantes ficam nas praias dos Nativos e a Rio. Outra sugestão é ficar no complexo Terravista que reúne hotéis, condomínios residenciais, centro comercial, além do badalado campo de golfe.  

Dica do especialista

Uma dica de Trancoso é escolher um dos charmosos restaurantes do Quadrado que tem mesas e cadeiras embaixo de lindas amendoeiras. Como não há iluminação pública, a noite são acesas velas que dão um toque romântico e aconchegante para um jantar a dois.

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo