Descubra Gramado

Se na maior parte do país os turistas correm atrás do verão, Gramado vai contracorrente ao ostentar o titulo de principal destino de inverno brasileiro. No Rio Grande do Sul, a 120 quilômetros de Porto Alegre, a cidade tem origem europeia muita acentuada, principalmente na arquitetura, afinal muitas construções parecem ser de uma cidadezinha germânica. Apesar da fama de ser um destino de inverno, vale a pena visitar Gramado em qualquer estação do ano.
 
A colonização de Gramado começou em 1873 com a chegada dos portugueses e, mais tarde, italianos e alemães. Dois pórticos, um na entrada via Nova Petrópolis e outro na Taquara, fazem referência a esses povos e, de cara, dão o tom do que esperar no destino. Obviamente nem todas as construções da cidade são originais e contemporâneas à época, mas ainda assim o resultado é bem agradável aos olhos.  

Também parte da herança cultural da formação da cidade, a gastronomia compreende muitas massas, carnes e, claro, o tradicional – e turístico – fondue. Boa parte das opções gastronômicas estão na rua Coberta e na avenida das Hortênsias. Outra iguaria com status de atração turística é o chocolate, com lojas que se tornaram cartão postal, como o Reino do Chocolate Caracol que conta com espaço temático.

Em relação aos monumentos mais famosos de Gramado, os destaques são: a Igreja Matriz São Pedro, que foi inaugurada em 1942; e o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino. Outro ponto é o Lago Negro, no Bairro do Planalto, que tem esse nome por conta das árvores ao seu redor, que foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha.

No quesito diversão, o Snowland, primeiro Parque de neve indoor das Américas, é ideal para quem está com crianças. Como não poderia deixar de ser, tem temática de uma vila alpina europeia, com restaurante, cafés e área para patinação no gelo, prática de esqui e snowboard. Com réplicas em miniatura de igrejas, casas e museus, o Mini Mundo também é um programa interessante para viagens em família. Outro opção é o Museu de Cera Dreamland que reúne estátuas de personalidade como o Einstein e um personagem do filme Avatar. 
 
Além disso, a vizinha Canela, a oito quilômetros do centro de Gramado, é uma extensão da cidade. Por conta da proximidade, turistas até confundem o que, de fato, fica em uma ou na outra. Aqui, se sobressai a Catedral de Pedra em estilo gótico e Cascata do Caracol, queda d’água com 131 metros de altura. Há também atrações mais descontraídos como o Parque Terra Mágina Florybal, com atrações interativas, estátuas de dinossauros e seres místicos.

Melhor época para viajar

A alta temporada de Gramado é durante o inverno, quando as temperaturas chegam a 8oC e os turistas lotam as ruazinhas da cidade. Por outro lado, é na primavera e verão que suas vias são tomadas pelas flores, inclusive as tão famosas hortênsias que dão nome a principal avenida.  A verdade é que, aqui, visitantes chegam em qualquer estação e os eventos são grandes impulsionadores do turismo. Alguns destaques no calendário local são: o Natal Luz (com desfiles, shows e queimas de fogos ao final de cada ano) e o Festival de Cinema (em agosto).  

Como chegar


Para quem chega ao Rio Grande do Sul de avião, a opção mais próxima de Gramado é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A cerca de duas horas de distância do destino, ele está a 95 quilômetros da Rua Coberta e da Igreja Matriz São Pedro, na região central. O parque Snowland está um pouco mais próximo, a 90 quilômetros. Já a cidade de Canela fica a 102 quilômetros do aeroporto.  

Onde ficar

Ao se hospedar na região central de Gramado, o turista tem fácil acesso as principais atrações, restaurantes e lojas da cidade. Dá para conhecer toda a região caminhando. A pouco mais de 2 quilômetros do centro, o bairro do Planalto, perto do Lago Negro, também conta com boas opções de hospedagem. A região é tranquila e, às vezes, tem preços mais atrativos.  

Dica do especialista

Apesar de serem cidade diferentes, Gramado e Canela são praticamente o mesmo destino. Portanto, ao planejar suas férias é essencial reservar pelo menos um dia para curtir os encantos da pequena vizinha, famosa pela Catedral de Pedra.  

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo