Descubra Búzios

Apesar do nome oficial ser Armação de Búzios, o balneário carioca ganhou fama apenas como Búzios. Ele está a cerca de 180 quilômetros do Rio de Janeiro, na região dos Lagos. Com clima estável o ano todo e média anual acima dos 20oC, o destino tem perfil diversificado e isso é um dos seu grandes trunfos: são mais de 20 praias que agradam das famílias que priorizam águas tranquilas aos surfistas.  
  
A Ferradura e a Ferradurinha são boas para quem está acompanhado de crianças pequenas, por conta do mar calmo. Já a João Fernandes, muito frequentada por estrangeiros, é para quem curte mais burburinho. Agora se a ideia é relaxar, as praias mais tranquilas costumam ser a da Azeda, a do Forno e a José Gonçalves, além da Olho de Boi, que é de nudismo. Quando o assunto é esporte, optar pela Praia da Tartaruga é uma boa ideia para mergulhar, observar corais e praticar stand up paddle. Os surfistas se encontram nas praias Brava  ou a famosa Geribá. E a Praia Manguinhos é boa para praticar windsurfe, além de ver um belo pôr do sol. 
  
Outra praia bem popular é a da Armação, principalmente por conta das estátuas de três pescadores feitos em bronze e em tamanho natural - à distância podem até ser confundidas com pessoas de verdade. As obras celebram a origem de Búzios como uma simples vila de pescadores: o pedaço da costa fluminense que só se tornou cidade em 1995, antes era um distrito de Cabo Frio, a 24 quilômetros de distância.  
  
A história simples da região começou a mudar nos anos 1960, com a visita da famosa atriz Brigitte Bardot. Ela se apaixonou pelas praias locais e, com isso, fez com que a beleza de Búzios corresse o mundo em jornais e revistas internacionais. A atriz francesa chegou, inclusive, a morar na cidade e essa paixão ficou eternizada com uma estátua de bronze em sua homenagem. Ela está instalada diante do mar, na Orla Bardot. A via, junto com a famosa Rua das Pedras, é o polo social da cidade, com lojas de artesanato, bares e restaurantes. Quem vai a Búzios, uma hora ou outra, se encontra por ali depois de curtir um dia de praia.

Além da Rua das Pedras, outro ponto de Búzios que possui várias opções de lojas, bares e restaurantes é o Porto da Barra. É um charmoso espaço a céu aberto e fica em frente a Praia de Manguinhos. De lá, dá para apreciar um belo pôr do sol. Porto da Barra fica ao lado da Colônia de Pescadores de Manguinhos, tradicional mercado de peixes de Búzios. 

Melhor época para viajar

Búzios recebe turistas o ano todo por conta do clima estável, com média anual de 23ºC e pouco índice de chuvas ao longos dos meses. De qualquer forma, o verão é sua alta temporada, atraindo visitantes em busca de sua lugarzinho ao sol ao longo da costa.

Como chegar

A maior parte dos turistas de Búzios chega pelo Rio de Janeiro, que está a cerca de 180 quilômetros de distância. A capital fluminense tem dois aeroportos com diversas opções de voos: o Santos Dumont, no Centro, está a 179 quilômetros da praia da Armação e a 178 quilômetros da rua das Pedras; já o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, fica a 184 quilômetros da Praia dos Ossos e 160 quilômetros da cidade de Cabo Frio.

Onde ficar

Várias praias de Búzios tem hotéis, resorts e pousadas nas proximidades. Uma boa forma de decidir a região é de acordo com suas prioridades durante a estada: se quer uma praia boa para surfe, relaxar ou curtir o burburinho pé na areia. Na famosa e movimentada Geribá, por exemplo, a gama é generosa, com opções de hospedagem pertinho da praia e também mais afastadas da orla. A Ferradura também tem várias alternativas, mas essas um pouco mais longe do mar já que grande parte da costa é ocupada por casas.

Dica do especialista

Para conhecer várias praias, uma ótima opção é fazer o trajeto em barcos, com os acqua-taxis. Depois de um dia de praia, faça um passeio a noite pela Rua das Pedras e escolha uma das várias ótimas opções de restaurantes e bares. Se animar, estique a noite em uma das badaladas boates por lá que só fecham quando o sol nasce. 

 
Cadastre-se em nossa Newsletter
OK
Cancelamento Gratis

Cancelamento Grátis

Consulte condições

Atendimento Whatsapp

WhatsApp

(21) 99971-2120

Seg-Sex 9h às 18h

Voltar ao Topo